quarta-feira, 3 de setembro de 2008

1º SUMARÍSSIMO: 2 JOGOS PARA LUISÃO

A Comissão Disciplinar da Liga puniu esta terça-feira Luisão com dois jogos de castigo e mil euros de multa. A pena, atribuída em processo sumaríssimo, retira o defesa central do Benfica dos próximos dois jogos, com Paços de Ferreira e Sporting.
A decisão da Comissão acontece com base nas imagens difundidas pela SporTV logo no início do clássico de sábado à noite, onde é nítida a cotovelada de Luisão em Sapunaru. Segundo o despacho de indiciação, Luisão «atinge com o cotovelo a cara de Cristian Sapunaru, que se ajoelhou posteriormente no relvado, colocando a integridade física e a saúde do atleta adversário em perigo, e revelando intencionalidade nesta prática uma vez que a protagoniza em momento do jogo em que não há qualquer disputa de bola entre os intervenientes, antes se aguardava a marcação de um pontapé de canto a favor da equipa do jogador agredido».
Esta é o primeiro processo sumaríssimo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga esta temporada. No entanto, este procedimento tem sido relativamente comum em épocas transactas. De acordo com os regulamentos, aplica-se sempre que existe lesão do jogador atingido de forma violenta pelo adversário e apenas em lances que os árbitros não puderam observar (artigo 172, ponto 5 do regulamento disciplinar).
Ainda de acordo com o acórdão, as imagens e as declarações da equipa de arbitragem, prestadas na Comissão Disciplinar, confirmam que não observaram o lance.
A CD entendeu que Luisão quis de facto atingir Sapunaru daquela forma. Ou seja, com dolo, algo «intolerável à luz das regras aceites e exigidas de fair-play».
Nestes casos, é aplicável o artigo 120, número um, do Regulamento Disciplinar. A pena varia entre um e cinco jogos de suspensão e uma multa entre 500 e 5000 euros. A CD decidiu sugerir dois jogos e mil euros. O Benfica tem agora 48 horas para dizer se aceita ou contesta o castigo sumaríssimo.

Sem comentários: