segunda-feira, 20 de outubro de 2008

DECO EM ENTREVISTA


ESTE CHELSEA PODE IR MUITO LONGE

Deco deu uma entrevista ao site da FIFA onde passa por grande parte da sua vida. Explica por exemplo que decidiu jogar por Portugal em agradecimento ao país e tece depois algumas considerações sobre os treinadores e os clubes que marcaram a longa carreira que já leva ao mais alto nível.
Perante a pergunta sobre qual a melhor equipa onde jogou, Deco explica as diferenças entre Barcelona, Chelsea e F.C. Porto: «O Barcelona que venceu a Liga dos Campeões jogava um estilo de futebol durante duas temporadas que será difícil de encontrar em qualquer outra equipa. Dito isto, tenho de acrescentar que o F.C. Porto de 2003/04 também era muito forte», referiu.
«No entanto, com toda a sinceridade, a actual equipa Chelsea tem a maturidade e a presença para ir ainda mais longe. Faz-me lembrar a equipa do F.C. Porto que ganhou a Champions, mas ainda com maior qualidade. No fundo acho que não serei capaz de responder a essa pergunta plenamente enquanto não passarem mais alguns anos».
MOURINHO MELHOR QUE SCOLARI E RIJKAARD
Num aspecto mais individual, Deco comparou também Mourinho, Scolari e Rijkaard. Diz ele que o português está acima de todos. «Mourinho é mais equilibrado. Tem uma abordagem académica e está sempre consciente de todos os aspectos: não apenas do jogo em si, mas da motivação, da atmosfera, da pressão psicológica. Nesse sentido, ele é o treinador ideal e um homem muito inteligente».
Antes disso, porém, já tinha estabelecido as diferenças entre o brasileiro e o holandês. Scolari é melhor no que faz. «O futebol de Rijkaard encaixou bem em Barcelona, que é um clube que gosta de jogar bom futebol. Scolari traz uma abordagem mais tipicamente sul-americana».
«São as duas personalidades muito diferentes, mas o que têm em comum é que ambos, cada um à sua maneira, trazem um sentimento de união muito forte para o plantel. Mas mesmo nesse aspecto acho que Felipão é ainda melhor, é mais extrovertido e mais espontâneo», acrescentou o jogador português.

Sem comentários: