SP. Braga 0-1 PSG
O final do sonho da Taça Uefa para os comandados de Jesus
O Sp. Braga perdeu com o Paris SG por 1-0, com o único golo da partida a ser apontado por Hoarau à passagem do minuto 81. A equipa de Jorge Jesus não foi capaz de marcar um golo à equipa francesa, depois de dispor de várias oportunidades para o fazer, e um erro de toda a defensiva bracarense, com destaque para Eduardo, permitiu ao Paris SG apontar o único golo da partida. Pode-se dizer que é um desfecho injusto por tudo o que se passou na eliminatória, mas o calculismo e o cinismo francês foi determinante no resultado final da eliminatória. Num início de jogo em que as duas equipas pareciam estar a estudar-se mutuamente, cedo o Sp. Braga tomou conta do jogo demonstrando uma grande personalidade, perante um adversário que assumia uma postura retraída não conseguindo, nos primeiros 25 minutos, chegar à baliza defendida por Eduardo.
Os bracarenses conseguiram uma mão cheia de oportunidades de golo, com destaque para Paulo César, que aos 13 minutos, obrigou Landreau a uma defesa complicada com a bola ainda a bater no travessão da baliza parisiense. O Paris SG ia começando a avançar no terreno, com Kezman a conseguir ganhar alguns espaços e criar algumas jogadas de perigo. Aos 28 minutos um aviso sério por parte da equipa francesa, com Chantôme a fazer a bola embater com estrondo na barra da baliza de Eduardo, na marcação de um livre directo. A equipa portuguesa não se deixou afectar com o lance de perigo, e continuou a chegar à baliza contrária através de jogadas rápidas, com Rentería e Paulo César sempre bem secundados por Alan e Luis Aguiar.
À passagem do minuto 33 Luis Aguiar na marcação de um livre directo, descaído para a esquerda, faz a bola passar a poucos centímetros do poste da baliza, com o guardião francês completamente batido. O Paris SG ia tentando colocar a bola atrás dos defesas bracarenses, através de lançamentos longos à procura dos rápidos avançados, Kezman e Luyindula, mas tanto a defesa como o guarda-redes Eduardo iam conseguindo por cobro às investidas francesas. Depois de uma primeira parte agradável, com sinal mais para o Sp. Braga que dispôs de mais oportunidades de golo, embora o Paris SG tenha assustado Eduardo na marcação do livre directo de Chantôme, as equipas regressavam para a segunda parte sem alterações nos onzes e na forma de encarar a partida.
E o segundo tempo começa logo com uma boa oportunidade para o Sp. Braga, que depois de uma excelente jogada colectiva entre João Pereira e Alan, com Rentería a rematar de primeira já dentro da área, ao lado da baliza adversária. À medida que o tempo passava ia ficando claro que o Sp. Braga era a equipa que demonstrava mais vontade de ganhar, enquanto o Paris SG apostava tudo no erro do adversário. A equipa de Jorge Jesus continuava a pressionar o adversário, conseguindo chegar sem dificuldade à área contrária. Entretanto o Paris SG não alterava a sua forma de jogar, sempre com passes longos para as costas da defesa bracarense, apostando na velocidade dos seus atacantes. Era notório a vontade da equipa portuguesa não querer deixar para o prolongamento a decisão da eliminatória, mas também era notório o decréscimo de velocidade da equipa portuguesa. Apercebendo-se disso, o técnico Paul Le Guen fez entrar Hoarau, um avançado de elevada estatura para tentar decidir o jogo nos lances de bolas paradas. Passados 4 minutos, o Paris SG chega mesmo à vantagem por intermédio de Hoarau, na sequência de um lance de bola parada, que aproveitou uma falha de Eduardo para cabecear para a baliza.
O cinismo francês foi determinante neste jogo, e na eliminatória. O Sp. Braga precisava de marcar 2 golos para virar a eliminatória a seu favor, mas os jogadores acusaram bastante o golo sofrido, e não mais conseguiram criar perigo junto da baliza francesa. Acabava assim a aventura bracarense na edição 2008/09 da Taça UEFA e o sonho de Jorge Jesus em chegar à final da competição, aos pés do Paris SG que mostrou grande calculismo e frieza no jogo que praticou em Braga.
fonte: ZeroZero
Sem comentários:
Enviar um comentário