terça-feira, 26 de maio de 2009

"Se não for, estarei lá perto"

JESUALDO FERREIRA E A PEACE CUP
FC Porto é a 1ª equipa portuguesa a participar na Liga de Campeões de Verão
O F.C. Porto vai participar na Peace Cup 2009, torneio que esta terça-feira foi apresentado no Olival. Os dragões são a primeira equipa portuguesa a participar na chamada Liga de Campeões de Verão, que este ano se estreia na Europa. Os azuis e brancos jogam a 27 e 29 de Julho, no Sul de Espanha, ou seja, perto do fim da pré-temporada. Por isso, mesmo, e porque o futuro de Jesualdo Ferreira ainda não foi definido, ou oficializado, perguntou-se ao treinador se vai estar na prova: «Se não for, estarei lá perto, de férias», disse.
O F.C. Porto integra o grupo D com Lyon e Fenerbahçe. Joga a 27 de Julho com os franceses, em Huelva, e dois dias depois com os turcos, em Sevilha. Dois adversários de Champions como se referiu na apresentação do torneio. «Na altura em que a prova se realiza é fundamental para avaliar o momento em que a equipa se encontra. É a uma semana do início oficial da época e é bom ter equipas de topo e bom para os jogadores começarem a tomar contacto com exigências grandes», afirmou Jesualdo Ferreira.
«O F.C. Porto levará cinco semanas de trabalho e é bom que este torneio surja», continuou o treinador, que antes enaltecera o valor «humanitário e social» da prova. «Para o F.C. Porto é uma honra estar neste torneio, que pela primeira vez se disputa na Europa, com grande possibilidade de os adeptos verem os jogos», prosseguiu o técnico portista.
Jesualdo Ferreira sublinhou que «a prova serve também como primeiro passo para preparar as competições mais próximas naquela altura, nomeadamente a Supertaça» e que os dragões serão, «como sempre, uma equipa séria e competitiva, que vai levar para os jogos qualidade e um grande fair-play e atitude desportiva».
DIEGO AINDA RENDE
A transferência de Diego do Werder Bremen para a Juventus vai render dividendos ao F.C. Porto. Recorde-se que o brasileiro se transferiu nesta terça-feira para o clube italiano, a troco de 24,5 milhões de euros, segundo divulgou a Juventus em comunicado.
Ora ao abrigo do «Mecanismo de Solidariedade» da FIFA, que se aplica em todas as transferências de jogadores com estatuto profissional, o F.C. Porto vai ser ressarcido em 0,5 por cento do valor da transferência por cada ano em que Diego representou o clube.
Como Diego passou duas épocas no Dragão, os azuis e brancos terão direito a um por cento, ou seja, 245 mil euros. O que serve, por exemplo, para quase pagar a aquisição de Cissokho: a contratação do francês ao V. Setúbal custou cerca de 300 mil euros.
Segundo o «Mecanismo de Solidariedade» da FIFA, a Juventus deve retirar cinco por cento dos 24,5 milhões de euros acordados na transferência de Diego com o Werder Bremen, e distribui-los por todos os clubes que participaram na formação do jogador.
Por formação entende-se o período entre os 12 e os 23 anos, sendo que os clubes que tiveram o jogador até aos 15 anos recebem 0,25 por cento por cada ano, e os clubes que o tiveram a partir daí recebem 0,5 por cento. O F.C. Porto teve Diego aos 20 e 21 anos.
Fonte: Maisfutebol

Sem comentários: