Champions League, final: Roma é palco mítico para um duelo de titãs
BARCELONA - MANCHESTER UNITED (19h45 RTP1)
Barcelona e Man. United defrontam-se hoje pelas 19:45h (RTP1), naquela que para muitos é a final mais desejada da Liga dos Campeões, colocando frente a frente duas das maiores potências do futebol mundial, bem como dois dos melhores futebolistas da actualidade: Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Os ingleses perseguem o quarto triunfo na competição, enquanto os espanhóis querem vencer pela terceira vez.
No jogo decisivo da prova, o Man. United ainda não conheceu a tristeza da derrota, já que venceu as três ocasiões em que marcou presença na final. Em 67/68 derrotou o Benfica por 4-1, em 98/99 bateu o Bayern de Munique por 2-1 e na temporada passada venceu o Chelsea por 6-5 nas grandes penalidades depois de um empate a uma bola. Já o Barcelona está na final pela sexta vez, tendo vencido apenas 2 das 5 finais disputadas, frente à Sampdoria em 91/92 e diante do Arsenal em 2005/06. Confira aqui todos os vencedores da competição.
Ambas as equipas têm um trajecto impressionante na Liga dos Campeões, com o United a somar 25 jogos consecutivos sem perder na prova máxima da UEFA, desde 2 de Maio de 2007. No entanto, os ingleses defrontarão uma autêntica máquina ofensiva, já que o Barcelona tem uma média de 2,43 golos por jogo na edição deste ano da competição, liderando a estatística de melhor ataque da prova com 34 golos, 8 dos quais da autoria de Lionel Messi que lidera a lista de melhores marcadores.
Nos confrontos entre os dois gigantes do futebol mundial, há uma ligeira vantagem dos ingleses, que venceram 3 das 9 partidas disputadas contra apenas 2 dos catalães, tendo o United vencido a única final entre os dois clubes. Em 90/91, já com «Sir» Alex Ferguson no banco, os «red devils» bateram os blaugrana por 2-1 na final da já extinta Taça das Taças, com dois golos de Mark Hughes e um de Ronald Koeman.
Curiosidade ainda para o facto de Guardiola poder repetir a vitória alcançada em 91/92 como jogador, desta feita sentado no banco de suplentes comandando a equipa. O antigo internacional espanhol poderá tornar-se no sexto homem a conseguir tal façanha, depois de Miguel Muñoz, Giovanni Trapattoni, Johan Cruyff, Carlo Ancelotti e Frank Rijkaard.
As duas equipas deverão subir ao relvado do Olímpico de Roma com os seguintes onzes iniciais:
Barcelona: Valdés; Puyol, Piqué, Touré, Keita; Xavi, Busquets, Iniesta; Henry, Messi e Eto´o.
Man. United: Van der Sar; O'Shea, Ferdinand, Vidic, Evra; Giggs, Carrick, Anderson, Park Ji-Sung; Ronaldo e Rooney.
Fonte: ZeroZero
Sem comentários:
Enviar um comentário