domingo, 31 de outubro de 2010

2 VEZES VALDÉS

União de Leiria 1-2 Sporting
União de Leiria e Sporting defrontaram-se este domingo num jogo animado que terminou com vitória verde e branca por 2-1. Os leões colocaram-se em vantagem aos 14 minutos por Jaime Valdés mas Carlão empatou aos 22´ após excelente jogada colectiva. Ainda na primeira parte, o chileno, hoje a jogar no meio, assinou um golo fantástico e acabou por garantir os três pontos.

União de Leiria e Sporting entraram em campo com um total de oito novidades nas fileiras. Torsiglieri, Vukcevic e Jaime Valdés foram apostas iniciais de Paulo Sérgio no Sporting, enquanto Pedro Caixinha fez regressar quatro habituais titulares ao onze, após ausência no Dragão, e reforçou o meio-campo com a inclusão de Diogo Amado.

Notou-se que tanto leirienses como leões queriam marcar cedo e ninguém poupou esforços nesse sentido. Hélder Postiga, agora parece que é «sempre ele», foi o primeiro a dar sinal de perigo com um remate perigoso logo aos 12 minutos.

Esse lance não deu em nada, mas o seguinte com «cabeça, tronco e membros» fez os sportinguistas festejarem pela primeira vez na noite. O mesmo Postiga arrancou um excelente cruzamento do lado esquerdo do ataque leonino e encontrou Jaime Valdés já dentro da área. O chileno dominou no peito e atirou sem hipóteses para Gottardi.

A resposta não se fez esperar e o central Zé António subiu até à área de Rui Patrício para assustar: o remate é forte, mas por alto. Contudo, tal como havia acontecido do outro lado, a jogada seguinte foi mais satisfatória para os leirienses. O lateral Panande subiu a todo o gás pela direita e serviu Carlão que ainda sentou um adversário antes de desfeitear o guarda-redes do Sporting.

Se a União de Leiria havia perdido 5-1 com o FC Porto sem ser capaz de dar uma boa imagem de si, este confronto com os leões estava a corrigir a ideia sobre a formação de Caixinha. Empatada a contenda, os da casa não deixaram de atacar e Silas, aos 27 minutos, rematou com intenção mas para as mãos de Patrício.

Seguiu-se um livre (bem) estudado do Sporting, com Maniche a disparar fortíssimo com oposição de Gottardi e nova jogada inteligente de Valdés, à entrada da área, a terminar no mesmo destino. O contra-golpe deu-se pelos pés do rapidíssimo N´Gal, mas o seu remate foi cortado pela defensiva leonina antes de chegar à baliza.

A investida seguinte saldou-se em novo golo para os visitantes: o relógio marcava 41 minutos quando Valdés decidiu estoirar com as redes sem apelo nem agravo. O chileno quis provar a sua utilidade e, comprovando a inspiração da noite, desferiu um autêntico tiro que as mãos de Gottardi ainda sentiram mas não foram capazes de travar.

O segundo tempo iniciou-se com o Leiria na frente, com N´Gal e Carlão a espalhar o perigo, embora sem consequências de maior. João Pereira respondeu com um remate às malhas laterais e de imediato Postiga reforçou as ideias leoninas com um bom lance individual. Depois foi a vez de Marco Soares tentar o golo. E depois, de novo, Zé António. E depois Postiga defendeu, literalmente, a bola de Vukcevic que daria golo.

A partida estava dividida e muito viva, com qualquer das equipas a poder marcar. João Pereira falhou de baliza aberta à hora de jogo, mas sai desculpado pela força do cruzamento, enquanto Evaldo tirou o «pão da boca» a N´Gal. As tentativas foram inúmeras, mas a pontaria pareceu ter ficado nos balneários.

Nota final para a lesão aparentemente grave de Marco Soares, retirado do relvado de maca e a chorar compulsivamente.

Vit. Guimarães x Portimonense fecham jornada

A 9ª jornada fecha esta segunda-feira com o Vitória de Guimarães x Portimonense. Os vimaranenses podem aproveitar as escorregadelas de Académica e Sporting de Braga para subir ao terceiro lugar da tabela, caso vençam, enquanto os algarvios, actualmente no 13º posto, desejam continuar a somar pontos para um campeonato tranquilo. Do lado minhoto, Douglas, Pereirinha e Jorge Ribeiro estão de regresso às escolhas do técnico Manuel Machado. Na turma de Portimão Litos optou por levar todos ao norte excepto os lesionados Aragoney, Elias e Valencia. A partida tem início marcado para as 20h15.

Fonte: ZeroZero

Sem comentários: