domingo, 31 de maio de 2009

FESTA!


David contra... Godzilla
Reza a Bíblia que o pequeno e frágil David derrotou o gigante filisteu Golias com uma pedrada certeira no meio da testa. A história, uma parábola sobre o triunfo da astúcia sobre a força, tem servido de inspiração a incontáveis duelos que colocam frente a frente grandes e pequenos e pode servir para antecipar o jogo desta tarde no Estádio Nacional.
Na história que se conta hoje, o Paços de Ferreira é David, pequeno e frágil, armado essencialmente de astúcia perante um adversário muito maior, contra o qual será uma loucura tentar uma abordagem frontal. Do outro lado da barricada há um gigante, é certo, embora, neste caso, a desproporção de forças não se ilustre devidamente com a referência a Golias. Afinal, se Golias era duas vezes maior do que David, o FC Porto é várias vezes maior do que o Paços de Ferreira, seja qual for o ângulo pelo qual se olhe para os dois clubes.
O FC Porto, tetracampeão nacional e recordista de orçamento no futebol português, é uma espécie de Godzilla, uma desproporção que pode fazer com que esta história tenha um final diferente da outra.
Ainda assim, haverá 11 jogadores de cada lado do relvado do Jamor, e uma pedrada certeira continua a ser o suficiente para abater qualquer gigante. Entre os exércitos, já há apostas sobre o desfecho do jogo que promete levar a pronúncia do Norte até à capital do império. Jesualdo Ferreira garante que, desta vez, o FC Porto não vai baixar a guarda nem perder a concentração, como aconteceu na última temporada. E ainda tem o incrível Hulk nas suas fileiras.
Paulo Sérgio aposta tudo numa distracção do gigante adversário e leva Pedrinha no bolso para qualquer eventualidade. Em perspectiva, portanto, um combate épico de proporções bíblicas cujos festejos prometem prolongar-se até à madrugada de amanhã, pelo menos no reduto do vencedor. Afinal, a melhor forma de o futebol se despedir: "Até já!"

17 horas (TVI) Estádio Nacional
Árbitro: Paulo Costa [AF Porto] Assistentes: Bertino Miranda e João Santos

FC Porto
Treinador: Jesualdo Ferreira
33 Nuno GR13 Fucile LD14 Rolando DC2 Bruno Alves DC28 Cissokho LE25 Fernando MD16 Raul Meireles MO11 Mariano MO12 Hulk AD10 Rodríguez AE9 Lisandro AV
24 Ventura GR21 Sapunaru LD3 Pedro Emanuel DC4 Stepanov DC20 Tomás Costa MO6 Guarín MO17 Tarik AD19 Farías AV

Paços de Ferreira
Treinador: Paulo Sérgio
1 Cássio GR19 Ricardo LD4 Danielson DC17 Kelly DC14 Jorginho LE6 Paulo Sousa MD96 Filipe Anunciação MD77 Dedé MD8 Pedrinha MO18 Rui Miguel AV10 Cristiano AV
47 Pedro GR5 Ozeia DC16 Kiko DC3 Chico Silva LE13 Prieto MO30 Ferreira MO7 Edson AD9 William AV74 Carlos Carneiro AV
Fonte: OJOGO

Sem comentários: