terça-feira, 7 de abril de 2009

NOVOS CAPÍTULOS DA CAMPANHA

Opinião
A semana que passou veio de certa forma fazer valer aquela velha máxima muito apreciada por Pinto da Costa de que "Deus não dorme".
Na verdade, foram sete dias que vieram pôr a nu a confrangedora intoxicação - que parece para já ter grandes lacunas - que a comunicação social lisboeta vai descaradamente fazendo, sempre contra o FC Porto. Senão vejamos mais alguns tristes capítulos:
O processo do "caso do envelope" deu absolvição de Pinto da Costa, e não podia dar outra coisa, depois das pressões vergonhosas para a reabertura de um caso que estava morto à nascença. Na verdade, uma coisa é a condenável atitude de receber um árbitro na véspera de um jogo, outra o facto de tal jogo não ter importância mínima na atribuição do título da respectiva época e não ter tido casos de arbitragem; além da incontornável verdade de ter sido o árbitro a dirigir-se a casa do presidente do FC Porto. Se se juntar este aspecto ao facto de não haver regulamentos claros nessa matéria, menos relevância terá tido o episódio.
O que acontece é que, em Portugal, desde sempre existiram jogos de interesses e invejas mesquinhas, daí a justiça parecer ir com a maré das maiorias. Porque não se abrir averiguações ao célebre caso do "Estoril-gate", que deu um título ao Benfica e que inacreditavelmente não provoca rachadelas nos telhados de Luís Filipe Vieira? Bem sei porquê, mas não adiantará explicar.
Luís Filipe Vieira deu mais um exemplo dos seus problemas com os cotovelos e com o estômago quando falou de uma justiça que ignora a justiça desportiva e absolve culpados. Confesso que só aquando do episódio de Carolina Salgado no Estádio da Luz, onde a ex-namorada de Pinto Da Costa foi implicitamente chamada de praticante da mais velha profissão do mundo pela dupla Vieira-Veiga, só mesmo aí consegui rir da mesma forma, perante a patética figura do presidente benfiquista.
A campanha continua com nova "armadilha": o castigo a Lisandro. Tal castigo abre, como se sabe, um grave precedente, e vamos ver a partir de agora como serão tratados casos semelhantes, até agora ignorados pela comissão de disciplina da Liga. a este propósito, veremos como vai ser analisado o penalty assinalado a Nuno Gomes na reboleira, que ajudou a uma vitória falsa do Benfica e a mais 3 pontos amealhados (ou serão 3 envelopes?).
Ainda a propósito do castigo ao argentino do FC Porto, o jornal Record, esse baluarte da campanha, fez primeira página com um muito singelo e ao mesmo tempo justiceiro: "1 jogo para enganador Lisandro"... Meu Deus! Esta dá mesmo para rir lá do alto... "enganador Lisandro"... Um dia destes, ainda descobre o Record - esse instrumento do sistema complementado com outros como o livro de Carolina Salgado e o filme arquitectado por benfiquistas - que o Lisandro também andou na casa do Pinto da Costa com envelopes na mão... - Ó Record, só duas perguntinhas inocentes: qual foi a tua primeira página aquando dos penalties escandalosos assinalados no jogo Benfica - Braga? Chamaste enganadores aos jogadores benfiquistas??...
Entretanto, serenaram depressa as agitações à volta do penalty inventado por Lucílio Baptista que deu uma Taça da Liga ao Benfica. Como convém ao Record e aos demais.
Com tudo isto até me esquecia... o FC Porto joga hoje os quartos de final da Champions League, prova de onde nem as secretarias nem os envelopes o conseguiram(ão) tirar. Agora só falta a conferência do Vieira a acusar a justiça desportiva internacional de corrupta. Fico à espera de mais uma cena cómica, porque uma coisa é certa, e isso agradeço ao presidente benfiquista: ele faz-me rir mais que o Gato Fedorento, ai isso faz... Assim vai o futebol português.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mto bem analisado, na verdade a vergonha continua enquanto neste país houver falta de fair-play e de inveja de quem tem sucesso...
o Benfica é um clube em clara decadência desde que acabou o Estado Novo, porque deixou de ter o proteccionismo oficial que tinha. Agora continua a ser protegido, mas pela comunicação social, muito centralizada na capital e nada imune a lobbies e pressões motivadas pelas vendas e por interesses obscuros...
Convençam-se, benfiquistas, que os outros também vencem, e até vencem mto mais q vcs!!!
Percam essa arrogância mesquinha e típica dos invejosos!!
aprendam a ganhar!!