segunda-feira, 4 de agosto de 2008

BENFICA VENCE TORNEIO DE GUIMARÃES

O Benfica conquistou hoje a primeira vitória da era Quique Flores (1-2), frente ao Vitória de Guimarães, arrecadando assim o Torneio da cidade berço.
Convém contextualizar a vitória do clube da Luz, que aconteceu em grande parte graças à eficácia no contra-ataque. Tal eficácia é sem dúvida resultado da inclusão de Óscar Cardoso no onze, fazendo parelha lá na frente com Pablo Aimar. De facto, o 4x4x2 parece ser o sistema táctico que melhor resulta neste Benfica e aquele que é capaz de melhor se adaptar às características dos seus jogadores. Funcionou às mil maravilhas logo no início do jogo, tendo resultado em 2 golos de rajada.
As cambiantes do 4x4x2, além da dupla Cardoso/Aimar, possibilitam a subida de Urreta pela esquerda, galgando terreno para causar danos irreparáveis na formação local. O Vitória de Guimarães entrara a mandar, como se impunha, e ameaçara em lances de bola parada, mas a pressão redundou num imenso nada. Na etapa complementar, o cerco apertou-se e a formação vimaranense reduziu para a diferença mínima, aumentando os focos de emoção.
Urreta foi de facto a grande figura da partida, tendo até cavado uma grande penalidade, em antecipação a Sereno, e tendo participado no segundo golo, apontado pelo infeliz Mohma após combinação encarnada na área.
A segunda parte da partida resultou num abaixamento claro do nível de jogo. Começaram as picardias e o Vitória, apesar de procurar com esforço, não conseguiu mais do que reduzir através de uma grande penalidade por mão e Léo. Talvez o Benfica tenha acabado o jogo um pouco com o credo na boca, mas esse facto não minimiza uma vitória que é sinal de clara evolução.
FICHA DO JOGO
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Árbitro: Jorge Sousa (Porto) Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo
V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Moreno e Mohma (Luciano Amaral, 46m); João Alves e Flávio Meireles (Wénio, 65m); Carlito (Marquinho, 46m), Fajardo (Jean Coral, 34m) e Desmarets; Douglas (Roberto, 59m). Suplentes não utilizados: Nuno Santos, Paulo, Gregory, Danilo, Diogo, Tiago, Serginho.
BENFICA: Moreira; Miguel Vítor, Sidnei, Luisão (Bynia, 46m) e Léo; Ruben Amorim (Nélson, 69m), Carlos Martins (Felipe Bastos, 74m), Katsouranis e Urreta; Aimar e Cardozo (Nuno Gomes, 60m). Suplentes não utilizados: Moretto, Edcarlos, Balboa, Maxi Pereira, Makukula, Nuno Assis, Yebda e Jorge Ribeiro.
Golos: Cardozo (13m g.p.), Mohma (22m p.b.) e Moreno (68m g.p.).

1 comentário:

Anónimo disse...

informação útil a divulgar:

quem quiser acompanhar pelo telemóvel de forma GRATUITA os live scores da liga pode consultar este link:

http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/07/29/resultados-de-futebol-em-directo-no-telemovel

e seguir as instruções…