quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CONHEÇA A HISTÓRIA DE BEBÉ, NOVO REFORÇO DO MANCHESTER

Chama-se Tiago Manuel Dias Ferreira, mas no mundo do futebol assina pelo nome de Bebé. Há cinco meses era um perfeito desconhecido, a partir desta quarta-feira à noite passou a encher páginas de jornais um pouco por todo o mundo: o jovem de 20 anos foi anunciado como reforço do Manchester United.

Manchester United contrata Bebé ao V. Guimarães por 10 Milhões de euros.

Para trás deixa uma história de conto de fadas, em que o melhor vem sempre a seguir. Natural do Cacém, foi descoberto pelo E. Amadora nos juniores do Loures. Assinou pelo clube da Reboleira, cumpriu a segunda época de juniores e foi promovido à equipa principal que na última época disputou a II Divisão.

Uma temporada ao nível sénior bastou para despertar a cobiça de clubes maiores. Assinou pelo V. Guimarães, mas a verdade é que nem chegou a estrear-se pelo clube em jogos oficiais. Meia-dúzia de amigáveis bastaram para atrair os gigantes do futebol mundial. Cinco semanas depois, dá novo salto na carreira.

Cinco semanas depois, aliás, está a encontrar-se com Alex Ferguson, que aproveitou a viagem a Portugal para se sentar à mesa com o jovem avançado. Nesse instante ficou alinhavada a transferência para Old Trafford. Esta quarta-feira a mesma ficou concretizada e foi anunciada no site do Manchester United.

Da vida na rua à Casa do Gaiato e... a Old Trafford

O conto de fadas, porém, não é tão breve assim. Vem muito de trás, de uma anunciada infância complicada. Bebé cresceu na rua e chegou a representar a Selecção Nacional no Mundial dos sem-abrigo, há dois anos. Pelo meio passou pela Casa do Gaiato, onde viveu em miúdo com outros jovens sem estrutura familiar.

Jorge Paixão, actualmente a treinar o Mafra, orientou Bebé no E. Amadora e diz, em declarações à Antena 1, diz que esse pormenor pode ter feito toda a diferença. «É um jogador que é fruto de futebol de rua», referiu o treinador. «Hoje em dia os jogadores têm escola de formação dos clubes, ele não tem nada disso.»

«É um jogador à moda antiga, aprendeu o que sabe na rua e tem aquela criatividade natural dele, um pouco irreverente e que faz a diferença. Improvisa muito bem, porque tem qualidade, e tem características que são difíceis de encontrar num só atleta: é alto, tem bom jogo de cabeça, é tecnicamente evoluído e muito rápido.»

Também por isso Bebé chegou a ser dado como próximo do Real Madrid. O jornal «Marca» anunciou esta manhã, aliás, que Mourinho estava de olho no jovem português. À noite, Bebé foi confirmado no Manchester United. Segundo diz o «Guardian», por indicação de Carlos Queiroz, que o terá apresentado a Alex Ferguson.

Apontado como avançado, é sobretudo um jogador que gosta de jogar no apoio ao ponta-de-lança, aparecendo sobre uma ala ou mais pelo meio. Em Old Trafford vai lutar com a concorrência de Wayne Rooney, Chacarito Hernández, Berbatov, Owen e Macheda. Os grandes desafios, já mostrou, assentam-lhe bem.
Fonte: Maisfutebol

Sem comentários: